quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

TEXTO DE APRESENTAÇÃO

PROJETO COORDENADO PELA PROFESSORA DE HISTÓRIA CÍNTIA BRAGA E REALIZADO PELA TURMA DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO DO CESM
CARIACICA - 2008





– Monocultura: algumas versões a partir da História -





A história das políticas públicas responsáveis pelo desenvolvimento da economia no Brasil passa pelo problema da monocultura. Definida como:

Monocultura nada mais é do que a "cultura exclusiva de
um produto agrícola". Ou seja, o produtor só cultiva uma
espécie de planta. Este tipo de cultura acarreta sérios
problemas para o solo, como o desgaste e o empobrecimento
dos nutrientes pela absorção que as plantas fazem durante
o seu crescimento e a falta de manutenção correta no
plantio e replantio. A falta de diversidade de espécies também
contribui para a disseminação de pragas e alguns i
nsetos, que acabam por devorar a plantação, ou parte
dela, facilitando o uso de defensivos agrícolas (mais conhecidos
como agrotóxicos), que podem contaminar as plantas
e o solo, se não forem usados corretamente.
Bibliografia Consultada: Glossário de Ecologia - ACIESP
A monocultura no Brasil é marcada por um histórico de arbitrariedades permitida pela tradição patrimonialista[1] por parte do Estado brasileiro, que desde os primórdios esteve em defesa de uma oligarquia quase sempre composta pelos grandes latifundiários.
Com o tempo e os acontecimentos, esse quadro foi agravado por fatores que comprometeram a possibilidade de criação de uma economia dinâmica e diversificada, sem danos ao meio ambiente, e que promovesse a redução das desigualdades sociais.
Neste blog vamos discutir, por meio de textos calcados na pesquisa histórica, um tema que nos atinge na contemporaneidade, a saber – os impactos gerados pela monocultura no Brasil -. Vale lembrar que a monocultura se apresenta claramente como um problema em tragédias, tais como a recentemente ocorrida no Estado de Santa Catarina, em destaque regiões como a do Vale do Itajaí, marcadas pela monocultura, no século XIX com o café e atualmente com produtos como a banana.
A produção dos textos é resultado de pesquisas feitas pelos alunos e debates realizados em sala de aula, nos quais o trabalho de interdisciplinaridade contou com o auxílio de campos do conhecimento, tais como, a sociologia, as ciências políticas e a geografia. A turma foi dividida em dupla e cada grupo ficou responsável por problematizar um ponto referente ao problema da monocultura no passado e suas implicações no presente. Esperamos que nosso trabalho auxilie em pesquisas futuras e que sirva para tornar pública uma história que pode e deve ser (re) conhecida, (re)interpretada e (re)escrita sempre que possível.
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[1] O patrimonialismo é a característica de um Estado que não possui distinções entre os limites do público e os limites do privado.

Um comentário:

Tevinho disse...

Parabéns Professora Cíntia pela iniciativa e parabéns a nós alunos por abraçarmos a idéia o blog tá mto lega!!!